domingo, 6 de setembro de 2015

Encantados com Ouro Preto: tour pela cidade, Hotel Solar de Maria e Restaurante Casa do Ouvidor

Em outubro do ano passado, fui com minha família a Ouro Preto para a festa do doze de outubro, dia da comemoração do aniversário da Escola de Minas (fundada em 1876), na cidade histórica de Minas Gerais. Fomos de avião até Belo Horizonte e de lá pegamos uma van até Ouro Preto.


Fomos com a empresa Venantur, passamos para conhecer o novo estádio do Mineirão (a pedidos dos aficionados do futebol!) e também para almoçar no meio do caminho. A viagem dura cerca de 1h30 de carro.







Logo chegamos em Ouro Preto e ficamos hospedados no hotel Solar de Maria, uma antiga casa que foi adaptada para se transformar em hotel. Fiquei em um quarto com vista para o estacionamento dos fundos, bem ventilado e agradável. O café da manhã também era muito bom, com variedade e saboroso.







Logo deixamos as malas e fomos explorar a cidade. Passando pelas ruas, vimos as casas antigas e em algumas existem placas indicando quem morou nas casas e uma pequena história do local. Uma verdadeira aula ao ar livre! Para quem gosta de história é um prato cheio!



Ouro Preto para quem não conhece, fica no estado de Minas Gerais, no Brasil, tem cerca de 70 mil habitantes, e foi a primeira cidade Brasileira a ser considerada patrimônio mundial da Unesco. Ouro Preto tem a arquitetura colonial por influência dos colonizadores Portugueses, que a partir do século XVI foram em busca de pedras preciosas, escravos indígenas e o próprio ouro. Daí a origem do nome da cidade, que era um dos ouros mais procurados na região, o ouro preto. E também entende-se o nome do estado "minas gerais" devido à imensa quantidade de minas que eram feitas para encontrar ouro, prata, etc.

Da cidade pudemos avistar o Pico do Itacolomi, que na foto abaixo aparece no centro à esquerda. É uma formação rochosa que divide os municípios de Ouro Preto e Mariana, também em Minas Gerais.



Andando pela cidade é impossível não se deixar encantar com a quantidade de belas igrejas, monumentos históricos e as antigas casas coloniais.





A paisagem parece um cenário de filme e eu tive a sensação de voltar no tempo e viver com muito mais calma e sem stress!



Passamos pelo Grande Hotel de Ouro Preto, o hotel que foi projetado por Oscar Niemeyer. Na foto abaixo fica no alto, a construção em azul e branco.



À noite, para iniciarmos as comemorações fomos no bar Chopp Real, um barzinho animado que fica perto do Museu no centro da cidade.


Depois fomos jantar no Restaurante Casa do Ouvidor, um antigo restaurante na cidade, que funciona desde 1975. Lá é servida a tradicional comida mineira em um espaço muito agradável. Fica na rua direita, no centro da cidade também. O restaurante já é parte da história de Ouro Preto!





Hotel Solar de Maria
R Tomé Afonso, 111 - Bairro Agua Limpa | Bairro Agua LimpaOuro PretoMinas Gerais 

Restaurante Casa do Ouvidor
Rua Direita 42Ouro PretoMinas Gerais


Siga minha página no facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...