segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Em Roma: Teatro Dell'Opera, Palazzo delle Esposizioni, Mercati di Traiano, Coluna di Traiano e Monumento a Vittorio Emanuelle

O hotel onde ficamos hospedados fica próximo de duas atrações culturais: o Teatro Dell'Opera di Roma e o Palazzo delle Esposizioni.


O Teatro Dell'Opera existe desde 1880 e de lá para cá vem sofrendo mudanças de modernização, mas a acústica do Teatro segue sendo considerada uma das melhores do mundo. A cantora lírica Maria Callas se apresentou no Teatro em 1958. Nos dias que estávamos em Roma, não houve apresentação, mas no final de semana teria um espetáculo que se pudesse teríamos assistido!



O Palazzo delle Esposizioni é um centro cultural, museu e abriga exposições neoclássicas. Foi fundado em 1883 e já foi palco de exposições de Belas Artes, sobre a Revolução Facista, entre outras.


O Palazzo fica na Via Nazionale, que é uma rua com várias lojinhas, caso você tenha interesse em fazer compras!



Em seguida passamos pelo Mercato di Traiano, que eram os Mercados de Trajano na época Imperial, onde havia o comércio local, onde as pessoas podiam fazer refeições fora de casa. Dizem que seria um "shopping" na época antiga! É uma das construções que está mais bem conservada.


Aqui você faz um tour virtual para conhecer o Mercado! 


Depois fomos conhecer o Santuário do Santíssimo Nome de Maria, que fica em frente ao Fórum de Trajano. O Santuário foi construído em 1700 em homenagem a Maria, pela vitória do Cristianismo em Viena contra os turcos.


O Santuário é bem pequeno, mas gracioso e fica em frente à Coluna de Trajano. A Coluna de Trajano foi construída  no ano de 113 depois de Cristo por ordem do próprio imperador Trajano em comemoração às vitórias das guerras contra os povos Dácios. No topo da Coluna atualmente está uma estátua de São Pedro.


A Coluna tem 19 blocos de mármore e uma escadaria interior que leva até o topo. Nos blocos de mármore estão gravadas figuras que mostram cenas de Roma, das guerras e dos Dácios.




Logo ao lado do Santuário e da Coluna, está o Monumento a Vittorio Emanuelle II (ou Vitoriano), que foi construído para homenagear o primeiro Rei da Itália unificada e que é considerado o pai da pátria. Está na Piazza Venezia e não tem como passar e não reparar nessa construção magnífica!


A construção foi iniciada em 1911 e terminada em 1935. O monumento é todo feito em mármore e no centro está uma estátua equestre do Rei e nos cantos superiores estão duas estátuas da deusa Vitória em quadrigas. Há um Museu no local (Museu da Unificação Italiana).





Saímos do monumento e fomos almoçar em um ristorante e mais uma vez estava muito bom! Acho que na Itália é difícil achar um restaurante que não seja bom, não é!?






Teatro Dell'Opera di Roma
Piazza Beniamino Gigli, 700184 RomaItália (Castro Pretorio)


Palazzo delle Esposizioni
Via Nazionale, 194, Roma, Itália

Mercati di Traiano
Via dei Fori Imperiali | Via IV Novembre 6RomaItália

Vittorio Emanuelle
Piazza VeneziaRomaItália

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...