domingo, 5 de agosto de 2012

Cúpula do Reichstag, tour gratuito em Berlim, Berliner Dom e o pub crawl

Foi procurando na internet que descobri que para visitar a cúpula do Reichstag (nome do prédio onde o parlamento federal da Alemanha - Bundestag - realiza suas atividades) era preciso fazer uma inscrição online e depois de alguns dias eu receberia a resposta se o pedido foi aprovado ou não. Fiz a inscrição e quando já estava na Alemanha, recebi a resposta do Reichstag dizendo que eu poderia entrar lá no horário que eu havia escolhido.



Vale a pena a visita, chegando lá você passa por um raio-x e aguarda alguém que te leve até a entrada do prédio. Na cúpula, você pode pegar guias de áudio e tem inclusive em português (de Portugal), que conta a história do Reichstag e da cúpula de vidro.

O Reichstag passou por diversos revezes: um incêndio, a tomada de poder por Hitler, o bombardeio da segunda guerra mundial, a sua reconstrução, a divisão do muro de Berlim e a reconstrução da cúpula, que significa a transparência do poder alemão para o povo. O teto da cúpula é aberto. A cúpula original foi destruída na segunda grande guerra e reconstruída em 1992 com projeto do arquiteto Norman Foster.



Na entrada da cúpula, logo se vê vários painéis com fotos, contando a história do Reichstag. É impressionante a capacidade de recuperação dos alemães! Nem de longe parece que o Reichstag foi tão destruído e por tantas vezes.

Saindo de lá, fui me encontrar com o grupo do Tour gratuito da Sandemans. Me inscrevi pela internet e levei meu cupom impresso. O ponto de encontro era na frente da cafeteria Starbucks da Pariser Platz, em frente ao Portão de Brandemburgo (não tem como errar). O guia era um australiano que já mora há muitos anos em Berlim.


O tour passa por lugares interessantíssimos para quem nunca foi a Berlim (tem tours em inglês ou espanhol): Portão de Brandemburgo, parque Tiergarten, Memorial aos judeus mortos no holocausto, o bunker de Hitler, os prédios oficiais Nazistas, o Muro de Berlim, a sede da Gestapo, Bebelplatz, ilha dos museus e termina na catedral Berliner Dom. Excelente tour, muito bem explicado!

Terminado o tour, fui até a Alexander Platz (uma praça que foi muito bombardeada na 2ª guerra) e hoje tem um grande espaço aberto e alguns shoppings. Tem também o relógio mundial, com a hora em diversos países.



Em seguinda, fui conhecer a catedral Berliner Dom, que era um dos meus sonhos quando pensei em visitar Berlim! Paguei 4 euros para entrar (porque eu comprei o Berlin Welcome Card para 3 dias - um cartão que te dá direito a usar o transporte coletivo e desconto em atividades culturais). Se eu fosse pagar o preço normal, seriam 7 euros.



A catedral é maravilhosa, ricamente decorada e vale a pena (pra quem gosta) dar um pulinho lá.  Foi construída entre 1895 e 1905.

Depois voltei em uma reta só pela avenida Unter den Liden. Berlim é bem fácil de andar. Nessa avenida, ficam vários monumentos históricos, incluindo a Catedral, Bebelplatz, Portão de Brandemburgo, etc.

E animada que estava, à noite ainda fui no tour da Sandemans, o pub crawl em Berlim: você visita 4 bares e termina em uma boate (a que fomos foi a Matrix). 12 euros, e você tem direito a duas bebidas e o ingresso para entrar na boate. Fim da noite, cansada, e de volta para o hotel!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...