quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Campo de concentração Sachsenhausen

Se existe um passeio que é triste, na minha opinião, é visitar um campo de concentração.  Mas ao mesmo tempo, é bom para vermos as atrocidades que foram cometidas por humanos em uma época recente, para que isso não aconteça nunca mais. O Sachsenhausen (pronuncia-se "Sakssenrráuzen") fica a cerca de meia hora de Berlim (de carro/ônibus).



Sachsenhausen foi um campo de concentração na Alemanha, que esteve ativo desde meados de 1936 a abril 1945. Recebeu este nome, devido à região onde se localizava. Sachsenhausen fazia parte da cidade de Oranienburg, em Brandenburgo. Foi a primeira de uma série de instalações construídas pelos nazis, para confinar ou liquidar em massa opositores políticosjudeusciganoshomossexuaisTestemunhas de Jeová, e, posteriormente, milhares de prisioneiros de guerra.



Quando a Alemanha perdeu a guerra, os nazistas destruíram e queimaram quase todo o campo de concentração, para destruir provas que pudessem ser usadas contra eles próprios. Então o campo que se vê hoje está praticamente vazio, com alguns alojamentos reconstruídos como eram na época do Nazismo de Hitler.

As tropas soviéticas libertaram os sobreviventes em 2 de maio de 1945, perto da cidade de Schwerin. Hoje se encontra em Sachsenhausen um monumento em memória ao prisioneiro e funciona também um museu que expõe a realidade deste campo.

Aproximadamente 200 000 pessoas passaram por Sachsenhausen entre 1936 e 1945. Destas, cerca de 100 000 morreram de doençadesnutrição ou de pneumonia devido ao frio congelante. Muitos outros foram executados ou morreram como resultado de experimentação médica brutal.



Após o final da 2ª guerra, o campo foi ocupado pelos soviéticos, sendo finalmente fechado em 1950.

A Sandemans faz excursões até Sachsenhausen diariamente saindo de Berlim.

Fonte: utilizei algumas informações do Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...